É o pneu que liga o veiculo ao solo.
Ele é composto por borracha durável tecnicamente definida para suportar o peso do veiculo e trafegar em diversos tipos de terrenos em velocidades diferentes.
Atualmente os pneus são radiais e sem câmara, os quais ao serem perfurados por um objeto, o próprio objeto vedará o furo evitando a perda da pressão total do pneu, permitindo que rode com o veiculo até que seja consertado.
A parte do pneu que está em contato com o solo é a banda de rodagem, seus variados desenhos definirão os benefícios que o pneu pode propor ao usuário. Portanto, ao optar pela troca de pneus, é importante saber as condições climáticas, de solo ou peso que serão usados os pneus.
É utilizado principalmente na ligação entre o motor e a suspensão geral do veículo. Além disso, alivia o impacto do peso do motor em relação a suspensão, mantendo a segurança e estabilidade do veículo em ordem.
Trabalhamos com cabos de embreagem, platô, disco e rolamento.
O sistema de embreagem tem por finalidade, "ligar" e "desligar" a transmissão de movimentos do motor para a caixa de mudanças (câmbio), possibilitando assim, iniciar o movimento do veículo de forma suave quando o mesmo estiver parado e permitir a passagem das marchas no câmbio de forma precisa, suave e eficiente.
O sistema é composto por três elementos principais, o disco, o platô e o rolamento de embreagem.
Durante o funcionamento normal, o disco de embreagem é fortemente comprimido contra a face do volante do motor (disco rotativo que fica preso à árvore de manivelas ou virabrequim). Assim, com o motor em funcionamento o disco de embreagem gira solidário ao volante. No centro do disco existe um encaixe estriado onde fica acoplado a árvore piloto da caixa de mudanças (em alguns veículos a árvore primária do câmbio).
Quando o disco estiver em movimento, será transmitido o movimento para a caixa de mudanças via árvore primária.
Quando acionamos o pedal da embreagem, um sistema de alavancas acionado por meio de um cabo ou por meio de pressão hidráulica, empurra o rolamento da embreagem contra a parte central da membrana do platô, que atua como uma alavanca retirando a pressão do disco (afastando a placa de pressão do platô).
Como o disco fica sem pressão, o mesmo ficará livre do volante, estabelecendo-se o corte da transmissão.
Realizamos a limpeza do bico injetor e a regulagem da injeção eletrônica. Também substituimos todas as peças referente a injeção eletrônica.
Trocamos:
Bomba elétrica;
Sensores;
Atuadores;
Filtro de combustível;
Sonda Lambda;
Velas;
Cabo de Velas;
Bobinas, Correias, Radiadores, dentre outros.
- Vela de ignição: É a peça que faz a faísca para iniciar a combustão da mistura ar-combustível.
- Correia dentada (ou corrente de distribuição): Peça que sincroniza o movimento do virabrequim e do eixo que comanda as válvulas de escapamento e admissão, ou seja, mantém o ritmo do motor. Quando a correia quebra, o carro não liga e não pega nem no tranco.
- Radiador : É a peça que resfria o líquido de arrefecimento do motor, ou seja, a substância que esfria o motor. Os líquidos mais comuns são água e óleo, que retiram calor de motor e cabeçotes, e depois vão para o radiador, onde trocam são resfriados com o ar que vem de fora, e recomeçam o ciclo.
- Bomba d'água: É a peça que recebe a água de resfriamento que vem do radiador e a faz circular em cabeçotes, motor e de volta ao radiador, recomeçando o ciclo.
Os filtros de ar, filtros de óleos e combustíveis oferecem a máxima eficiência na retenção de partículas abrasivas, garantindo aos motores maior vida útil. As impurezas não passam e seu motor vai mais longe.
Filtro de combustível - sua função é reter sujeira trazida pelo combustível e aquela produzida pelo próprio tanque, como ferrugem, que poderia provocar danos ao carburador ou, como é o caso hoje, às válvulas de injeção (bicos injetores). Ao fim de sua vida útil precisa ser substituído completo.
Filtro de ar - evita que partículas sólidas presentes no ar, como a poeira em suspensão mesmo nas cidades, sejam aspiradas pelo motor e causem danos internos.
Atualmente todos os filtros de ar constituem-se numa carcaça, no interior da qual existe um elemento filtrante, fabricado de papel especial, que deve ser substituído periodicamente. Se não for feito, aumenta a restrição à passagem de ar, o que acarreta perda de potência. Contrariamente ao que se acredita, o consumo não aumenta com filtro sujo. Só acontecia com determinados tipos de carburador, os de aeração externa da cuba.
Filtro de óleo - retém as partículas sólidas e de carvão que ficam em suspensão no lubrificante e que poderiam ser prejudiciais às peças móveis do motor. É substituído integralmente em intervalos pré-determinados.
É formado pelo Tubo do Motor, que inicia a direção dos gases, Catalisador que tem como função principal transformar através de reação química os gases nocivos em elementos não contaminantes, Silencioso Intermediário que é responsável pela primeira redução do nível sonoro, velocidade, temperatura e pressão dos gases, e Silencioso Traseiro que tem como função a redução final dos níveis de ruídos e eliminação dos gases.
Suspensão é um conjunto de peças que adequa a transmissão de energia da excitação de base (uma lombada, por exemplo) e a capacidade de aderência do veículo ao solo. O conjunto suspensão pode ser considerado como um filtro mecânico, pois pode permitir ou rejeitar faixas de freqüências do espectro da excitação do solo.
Por isso, carros fora de estrada e urbanos possuem características díspares quanto ao desempenho.
O sistema de suspensão tem uma função importantíssima no automóvel. É ela que absorve por meio dos seus componentes todas as irregularidades do solo e não permite que trancos e solavancos cheguem até os usuários. Também é responsável pela estabilidade do automóvel.
Os rolamentos de rodas dianteiros e traseiros ficam instalados dentro do cubo das rodas e atuam na movimentação. O desgaste dessas peças, que têm durabilidade mínima de 40.000 km, depende da utilização do veículo, condições do solo percorrido e manutenção de outros itens da suspensão e direção.
No início, os ruídos provocados pelo mau funcionamento dos rolamentos são percebidos somente com a utilização de equipamentos especiais.
Neste caso, a peça deve ser imediatamente substituída.
Se o veículo permanecer rodando com um rolamento quebrado, as conseqüências podem ser fatais. As rodas podem travar com o carro em movimento, causar acidentes e, na melhor das hipóteses, deixar o motorista a pé.
É um dos principais sistemas de segurança do veículo.
Possui componentes do sistema de fricção (disco, tambor, pastilhas e lonas de freio) que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, e hidráulico (cilindro mestre e de roda, servo e pinça de freio) que potencializam as forças das peças que entraram em atrito e são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio a funcionar.
Ao ser acionado, o sistema trabalha simultaneamente e tem a finalidade de controlar a velocidade, fazendo a desaceleração do veiculo até a sua parada e imobilização no momento que está estacionado.
Dessa forma, qualquer vazamento ou falha de algum componente pode comprometer a eficiência da frenagem colocando em risco a segurança dos condutores do veiculo.